NA FRONTEIRA DO UNIVERSO: EM BUSCA DO FIM DA IDADE DAS TREVAS

O Serviço de Ciência da Fundação Calouste Gulbenkian, em colaboração com a Ciência Viva, realiza no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian (Av. de Berna, 45 A) a conferência – NA FRONTEIRA DO UNIVERSO: EM BUSCA DO FIM DA IDADE DAS TREVAS – que terá lugar no dia 16 de Julho (quarta-feira), às 18h00, e será proferida pelo Prof. Doutor José Manuel Afonso, do Observatório Astronómico de Lisboa. Teria muito gosto em que estivesse presente nesta iniciativa.

Após milhares de anos a estudar o céu, numa história que é tão velha como o próprio Homem, encontramo-nos hoje prestes a assistir a uma revolução no conhecimento. Pela primeira vez, o Homem prepara-se para observar o nascimento da primeira luz do Universo, e finalmente compreender como se deu a formação das primeiras estruturas do Cosmos. Sabemos que pouco após o Big Bang, uma escuridão fundamental se terá instalado. Sabemos também que hoje o Universo é rico em luz, sendo as estrelas uma das suas origens.

Como se deu a transição da "Idade das Trevas" para a "Idade da Luz"? Quais foram os primeiros faróis do grande oceano cósmico? Utilizando uma nova geração de telescópios e de instrumentação astronómica, com capacidades nunca antes havidas, pensamos estar perto de os revelar.

Nesta conferência se apresentará a forma como a Astronomia se dirige, inexoravelmente, para a revelação que marcará uma época, discutindo os obstáculos que existem e como se espera que sejam ultrapassados nos anos mais próximos.

(Nota:
José Afonso nasceu a 13 de Dezembro de 1974, em Lisboa.
Graus e Prémios académicos
• 2002 Ph.D in Astrophysics, Universidade de Londres;
• 2000 Prémio Valerie Myerscough da Universidade de Londres;
• 1998 Mestrado em Astronomia e Astrofísica, Universidade de Lisboa;
• 1997 Distinção no Programa Gulbenkian de Estímulo à Investigação;
• 1996 Prémio do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa;
• 1996 Licenciatura em Física, Universidade de Lisboa;
Posição actual
Investigador Auxiliar, Observatório Astronómico de Lisboa
Área de Investigação Principal
Formação e evolução de galáxias.
Actividades de interesse científico ou académico
• Autor de mais de trinta artigos em revistas científicas com referee.
• Investigador Principal ou co-Investigador em mais de vinte propostas para tempo de observação em observatórios internacionais, totalizando cerca de mil horas de tempo de observação concedido.
• Presidente do European Science Advisory Committee para o projecto ALMA.
• Coordenação de projectos de investigação internacionais em astronomia.
• Avaliador de projectos de investigação: PPARC (UK), XMM-Newton (ESA).
• Avaliador de publicações científicas em duas revistas da especialidade, The Astrophysical Journal (2006/2007) e Journal of Astronomy and Astrophysics (2005/2007).)

Poderá também assistir em directo através do site: http://live.fccn.pt/fcg/ e enviar as suas questões ( fronteiradaciencia@gulbenkian.pt ) que o orador responderá no final da sessão. Outras informações relativas a esta iniciativa estão disponíveis no site www.gulbenkian.pt/fronteiradaciencia .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Suciadade dos Associais e Assuciados

Herbert Read - A Filosofia da Arte Moderna

Álvaro de Campos: apenas mais um heterónimo de Fernando Pessoa?