Três Receitas Celestiais

Papos de Anjos

9 gemas e ovo
2 claras
Açúcar q.b.


Batem-se com força as gemas até ficarem num creme grosso mas macio e fofo. Deitam-se-lhe em cima as claras batidas em castelo. Deita-se depois tudo numas forminhas bem untadas com manteiga e põem-se a cozer em forno bem quente. Numa calda de açúcar bem perfumada com calda de laranja molham-se na altura própria os papos de anjos. Convém em seguida pegar neles com muito jeitinho, para que não se deformem, depositá-los num prato fundo e cobri-los com o resto da calda.

Toucinho do Céu

500 gramas de açúcar
115 gramas de doce de chila
115 gramas de amêndoas raladas
20 gemas de ovo
1 colher de chá de canela

Deita-se o açúcar num tacho, a chila e um pouco de água, e leva-se ao lume até ficar em ponto baixo. Junta-se-lhe a amêndoa e volta a pôr-se tudo outra vez a ferver até fazer ponto. Interrompe-se um pouco para acrescentar as gemas fora do lume, mexe-se bem novamente e leva-se de novo ao lume, até tornar a fazer ponto. Tira-se então do lume e junta-se-lhe canela. Deixa-se arrefecer.
Forra-se entretanto uma forma redonda com papel branco polvilhado de farinha e enche-se com o doce; polvilha-se por cima com mais farinha, cobre-se com papel e leva-se ao forno a cozer.

Barrigas de Freira

250 gramas de açúcar
6 gemas
2 claras
125 gramas de miolo de pão migado

Põe-se o açúcar a fazer ponto fraco, juntam-se-lhe as migalhas de pão duro e mexe-se tudo muito bem com a colher de pau até o pão se desfazer totalmente. Depois deixa-se arrefecer. Adiciona-se-lhe as gemas de ovo e as claras batidas em castelo, em ponto alto e firme. Leva-se tudo novamente ao lume o tempo que as gemas precisarem para cozer. Vaza-se seguidamente o doce em tigelinhas pequenas e, ao meio, para fazer de umbigo, põe-se uma pitadinha de canela ou um miolinho de noz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Suciadade dos Associais e Assuciados

Herbert Read - A Filosofia da Arte Moderna

Álvaro de Campos: apenas mais um heterónimo de Fernando Pessoa?