Os Tambores dos Dragões


Os Tambores dos Dragões
(Dragondrums)
Anne McCaffrey
Trad. Eduardo Saló
256 Páginas

Depois de impressionar um lagarto de fogo, há que alimentá-lo, cuidá-lo e protegê-lo. Mas depois de crescido, é ele quem nos protege, pois está melhor adaptado, e familiarizado, com as circunstâncias ambientais, ou às variações e perigos do ecossistema. Em troca da alimentação e afecto despendidos na sua formação, executará todas as tarefas de que o incumbirmos, principalmente as relacionadas com a recolha e transmissão de informações. Eis as bases práticas da simbiose mantida entre os colonos terrestres e os autóctones do "Planeta dos Dragões".
Piemur é um jovem solista, soprano, que perdeu a aguda fineza da voz com a mudança de idade. Oriundo de um meio social e económico pouco esclarecido e referenciado, uma aldeia de pastores, que o individualiza e caracteriza, emprestando-lhe aquela rusticidade peculiar aos desfavorecidos mesmo quando dotados de talento, é porém senhor de extraordinárias faculdades, nomeadamente enorme tenacidade e memória, capacidade intelectiva e aptidão para o improviso, sobretudo nas situações mais difíceis, que o apetrecham e personalizam, embora também suscite inimizades entre os seus colegas do "Cume dos Tambores", para onde fora remetido, em consequência da sua recente inaptidão para soprano. Aprendiz de Harpista, depressa cativa as atenções dos seus superiores, sobretudo pela honestidade, diligência e sentido prático evidenciados. Tornando-se, assim, o seu aprendiz de confiança, ou aquele a quem podem entregar as missões mais subtis, exigentes e arrojadas.
Numa delas, em que, com o Harpista-chefe, lhe cumpre desmascarar a falta de escrúpulos de um senhor feudal, e qualquer semelhança com alguns autarcas nacionais é pura coincidência!, a sua ousadia e brio atiram-no para um mundo agreste e desconhecido, juntamente com um ovo de dragão de fogo rainha – por sinal os mais cobiçados –, prestes a eclodir. Sobrevier protegendo a cria, é a aventura que se lhe impõe; consegui-lo, o seu salvo-conduto para a maioridade.
E acompanhá-lo nela, saber se e como o faz, a missão irrevogável para qualquer leitor que se preze... 'bora tentá-lo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Suciadade dos Associais e Assuciados

Herbert Read - A Filosofia da Arte Moderna

Álvaro de Campos: apenas mais um heterónimo de Fernando Pessoa?